SandPlay & PlayTherapy
crianças | adolescentes | adultos
A PlayTherapy e o Tabuleiro de Areia são um método de abordagem e de trabalho com o trauma que é feito a partir do brincar e da expressão criativa. Pode ser usada como abordagem única ou integrada na psicoterapia transpessoal. Para além da sua aplicabilidade mais evidente no trabalho com crianças e adolescentes, as técnicas de PlayTherapy e o Tabuleiro de Areia são igualmente aplicáveis ao trabalho com adultos. Quando se trabalha com esta abordagem estamos a apelar à manifestação da, ou à reconexão com, a criança interna da pessoa. O movimento inicial pode ser difícil, mas rapidamente se converte em algo fluído, natural e bastante orgânico. Aquilo que está presente na psique começa a revelar-se simbolicamente através dos materiais usados e a ser trabalhado de forma criativa.
O uso desta abordagem é benéfica no trabalho com o trauma de uma forma geral, e em particular com conteúdos psicológicos que não são ainda compreendidos pela mente lógica e racional e para os quais não há palavras que possam expressar o que se sente, ou que ainda são dificeis de tolerar pela intensidade da dor que produzem.
Playtherapy
Em sessão estão disponíveis vários materiais (de pintura, de modelagem, da natureza, brinquedos, entre outros). Um desenho, uma pintura, uma construção, não é boa nem má, não é certa ou errada, é exactamente o que tem que ser naquele momento.
«Para crianças e adultos de forma idêntica, brincar é uma actividade essencial para o desenvolvimento emocional, social e neuro-cognitivo; é uma necessidade básica que é frequentemente esquecida ou negligenciada à medida que avançavamos para a idade adulta.»
Dora Kalf in «Sandplay, a psychotherapeutic approach to the psyche»
A nossa criança interna corresponde à parte da nossa consciência que permite manter a mente aberta e a disponibilidade interior para abraçar o desconhecido. É esta criança interna que nos ajuda a cooperar com as crises que atravessamos ao longo da vida porque ela refere-se à parte de nós que tem a flexibilidade suficiente para encontrar novas formas de viver, de ser e expressar. Permite-nos viver no presente e corresponde à curiosidade permanente que não nos deixa cristalizar. Raras são as pessoas que têm a sua criança interna totalmente saudável, sem marcas dos traumas de infância ou simplesmente sem os impactos de uma educação inevitavelmente imperfeita. Apesar do impacto inicial ser geralmente a sensação de estranhesa, esta naturalidade de brincar existe dentro de cada um de nós.
Tabuleiro de Areia
(Sandplay Therapy)
Um espaço seguro e gentil onde o Inconsciente pode ser expresso de forma extraordinariamente simbólica e mágica. Todos os materiais podem ser trazidos para o tabuleiro.
Em PlayTherapy e no Tabuleiro de Areia, tudo o que possa ser criado não tem avaliação externa, não é um objectivo do qual se espera uma performance, não é portanto alvo de julgamento. Corresponde a um movimento interno que procura uma forma de expressão autêntica e sem filtros, um conteúdo que está fora do domínio da mente critica. É por tudo isto que estes métodos abrem portas que estavam fechadas à nossa consciência, permitindo a resignificação do trauma, através do olhar descondicionado da criança interna. Um novo olhar para a própria Vida.
Com as técnicas de PlayTherapy e do Tabuleiro de Areia, o insconsciente ganha forma concreta através do simbólico, sejam os traumas ou bloqueios, bem como os recursos internos ou a parte saudável do nosso Ser mais profundo, e que estavam até então ocultos à consciência da pessoa.
«(...) Eu recordo-me vividamente de como eu estava "simplesmente a brincar" quando algo mágico aconteceu. Imagens emergiram de uma parte profunda de dentro de mim e compeliram-me a avançar na minha vida com clareza na minha mente e no meu coração.»
Lorraine Freedle, in «Sandplay, a psychotherapeutic approach to the psyche» by Dora Kalf