Terapia Energética
Somos Luz e Vibração condensadas na matéria...
Na terapia energética o trabalho incide sobre o campo energético do paciente com a intenção de despertar um mecanismo natural de funcionamento de base de todos os organismos vivos, de toda a Natureza da qual o ser humano faz parte, a homeostase. É a activação desse princípio que irá conduzir à harmonização e reequilibrio do fluxo e da distribuição da energia.
Nesse trabalho de harmonização um dos principais focos são os centros energéticos, os chacras. Parte-se, portanto, do príncipio que os chacras são centros de consciência, sendo que cada um destes vórtices energéticos atua de maneira especifica sobre o nosso campo, construindo a nossa estrutura individual ao nível espiritual, mental, emocional e físico.
Como funciona
Em função das nossas experiências de vida, o funcionamento desses centros sofre uma influência que pode ser positiva ou negativa. Principalmente as experiências traumáticas, como fortes perdas ou situações com grande impacto negativo na nossa vida, são altamente condicionantes do funcionamento saudável do nosso campo energético. Um corte ou excesso de ativação de um chacra condiciona o nosso bem-estar mental, emocional e físico.
Através do trabalho realizado nas sessões de terapia energética podemos ajudar a transmutar a carga negativa acumulada e reequilibrar o funcionamento desses centros e, simultaneamente, ativar a consciência que cada um deles representa em nós. Através do principio da ressonância, o terapeuta promove um campo energético seguro, harmonioso e coeso que induz o campo energético do paciente a entrar em ressonância e assim produzir uma alteração positiva no seu sistema energético.
O uso de cristais também é recorrente no meu trabalho e em especial nas sessões de terapia energética. A frequência ou vibração de um determinado cristal facilita e amplia a intenção e a energia canalizada durante a harmonização de um centro energético (chacra), por exemplo.
A terapia energética pode ser usada como abordagem terapêutica única ou em combinação com a psicoterapia transpessoal.
«Toda a doença é produzida por uma ausência de harmonia - uma desarmonia a ser encontrada na relação entre o aspecto forma e a Vida. Aquilo que une o aspecto forma e a Vida, ou antes, aquilo que é o resultado desta união, chamamos de Alma. (...) A doença surge quando há um desalinhamento entre estes aspectos, a Alma e a forma, a Vida e as suas expressões, a realidade subjectiva e objectiva. Consequentemente, espírito e matéria não estão livremente relacionados entre si.»
Alice Bailey, in «Esoteric Healing»